Princípios Therapeuticos I: Hipócrates

"Todas as pessoas têm um medico interior, só temos de ajuda-lo no seu trabalho. A maior força de cura está dentro de cada ser." " Nossa alimentação deve ser o nosso medicamento. O nosso medicamento deve ser nossa alimentação." "Tuas forças naturais, as que estão dentro de ti, serão as que curarão suas doenças"
- Hipócrates.

Quero apresentar para vocês meus grandes inspiradores, aquele cujos escritos sempre me fascinaram e trouxeram paixão pela Therapia Alchimica: Hipócrates e Paracelso.

Todos aqueles que se prestam a Cura, ao serviço terapêutico, utilizam um rol de conhecimentos que dão bases para suas práticas. Em minha vida e aqui em nosso blog estudaremos os princípios de Hipócrates e Paracelso, grandes estudiosos, cujas medicinas são um retorno à filosofia da natureza, ao holismo. Eles viam a pessoa submetida às mesmas leis e princípios que governam o universo; "Assim como é em cima, é em baixo". Para eles, a saúde é resultante da harmonia entre o homem(microcosmo) e o Universo (macrocosmo).

Hipócrates nasceu na ilha de Cos, na Grécia; tinha uma mente investigativa  e por isso refutava a maior parte das crenças existentes do seu tempo. Como em qualquer outro tempo da historia, quando alguém não está de acordo com o instituído sofre represálias, e no caso de Hipócrates parece que sofreu ás mãos das autoridades governamentais.

Hipócrates defendeu pela primeira vez que a doença é causada pela transgressão das Leis da Natureza, que a medicina só pode ser praticada cientificamente, com base em fatos, em observação e em estudos. Acreditava que o corpo devia ser tratado como um Todo e não em peças. Foi o primeiro medico a usar a dieta, ar puro, aguas medicinais, ervas e exercícios no tratamento da doença e com grande sucesso.

Depois de anos a viajar por toda a Grécia e a tratar toda a gama de doenças humanas, Hipócrates fundou uma escola de medicina em Cós para ensinar suas ideias. Isto revolucionou a medicina no mundo antigo e estabeleceu-a como uma disciplina, e uma profissão respeitada.

Compilou uma lista de 400 ervas, nas quais encontrou princípios terapêuticos , metade das quais ainda usadas nos dias de hoje.  

Princípios Hipocráticos:

۞ Observar. Para Hipócrates, grande parte da arte médica consiste na capacidade de observação do médico. A observação deve ser feita sem nenhum tipo de preconceito ou julgamento, estando o prático aberto aos relatos explícitos e implícitos do paciente.
۞ Estudar o doente, não a doença. Este princípio, proposto no Ocidente pela primeira vez no tempo de Hipócrates, assentou as bases da holística, estabelecendo que na compreensão do processo saúde/enfermidade não se divide a pessoa em sistemas ou órgãos, devendo-se avaliar a totalidade sintética do indivíduo. Este ponto é essencial no entendimento das históricas divergências entre as escolas de Cós (cujo expoente principal é o próprio Hipócrates) e de Cnido. Esta última pregava a especialização, a impessoalidade, o organicismo e a classificação das doenças.
۞ Avaliar honestamente. Dá-se importância à leitura prognóstica dos problemas da pessoa.
۞ Ajudar a natureza. A função precípua do médico é auxiliar as forças naturais do corpo para conseguir a harmonia, isto é, a saúde.

Conheça agora o grande Paracelso: Clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas