Conhecendo as pedras: Jaspe Vermelha

A jaspe é uma pedra avermelhada, considerada mãe das pedras, encontra referência em muitos escritos antigos. Muitas culturas integraram a Jaspe vermelha nos seus usos e tradições,  é mencionado por egípcios, sumérios, assírios, persas, gregos e romanos, entre outros - o jaspe foi, sem dúvida, uma das pedras mais importantes dos tempos antigos e, hoje em dia, continua a ser muito apreciado.  Na Bíblia têm-se que foram utilizadas nas fundações de Israel. Em outros conceitos, a pedra Jaspe vermelha vibra energia Marciana, é de um temperamento colérico, quente e seco, tem ação direta, objetiva.


Jaspe Vermelha Rolada

Este cristal exerce um forte poder protetor, afasta o mau olhado e a inveja e traz sucesso a quem o traz consigo.Também ajuda a harmonizar todo o corpo e o espírito, favorecendo a recuperação de doenças e a cicatrização de feridas. Ajuda a melhorar a circulação sanguínea, evitando hemorragias e tratando ainda os problemas de impotência sexual. Exerce uma boa influência sobre o sistema digestivo, afastando problemas do estômago, do baço, do fígado e dos rins. A um nível espiritual, aumenta a sensação de segurança e promove um sono tranquilo. Atrai a tranquilidade para o casamento e ajuda a levar a cabo todas as tarefas e as responsabilidades.


O jaspe vermelho relaciona-se com os chakras inferiores, em especial com o chakra da raiz. É utilizado em terapia, para melhorar a vitalidade, a energia sexual e a capacidade de conceber. Sempre foi considerado uma pedra de proteção, porém as suas características fazem com que seja preferida pelas mães e pelas mulheres que tentam engravidar.

Seguem-se mais algumas aplicações:

- Protege contra a poluição electromagnética.
- Ajuda a combater dependências de álcool e drogas.
- Atua positivamente sobre o sistema digestivo.
- Tem efeitos benéficos sobre o sangue e sistema circulatório.
- É uma pedra desintoxicante, em especial, autuando sobre o fígado, rins e baço.

Ao nível psicológico:

- Transmite coragem e determinação.
- Suaviza tensões e emoções atribuladas.
- Estimula o altruísmo e a capacidade de empatia.
- Religa à Terra, favorecendo a concentração e o pensamento objectivo.
- É uma pedra de apoio que oferece segurança a personalidades frágeis.


Jaspe Vermelha bruta

Em Magia:

- Facilita a viagem xamânica.
- É uma conhecida pedra de proteção.
- É usada como talismã para obtenção de saúde e felicidade.
- Simboliza a força física e a força de vontade, pelo que é usada como pedra de poder.
- Algumas tradições antigas referem o seu uso para provocar chuva.

Cuidados e métodos de limpeza:

O jaspe pode ser inteiramente vermelho ou, como no exemplar que se vê acima, cravejado de inclusões, geralmente brancas, cinzentas ou negras. Como todas as pedras do grupo dos quartzos, tem uma dureza de 7 na escala de Mohs e pode ser limpo por todas as formas descritas Aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas