Os Astros e as Plantas III

Os Signos Planetários



As plantas influenciadas por Saturno são pesadas, pegajosas, adstringentes, de sabor amargo, acre ou ácido e produzem frutos sem flor, reproduzem-se sem semente, são ásperas e negruscas; possuem odor penetrante, forma rara, sombra sinistra; São resinosas, narcóticas, crescem muito lentamente; consagram-se em cerimônias fúnebres e empregam-se em trabalhos de magia negra.

As plantas que recebem a influência de Júpiter têm um sabor doce, suave, sutil, fracamente acidulado; todos os vegetais desta classe dão fruto, embora alguns não mostrem a flor; muitos dão fruto abundante e de aspecto esplendoroso.

As plantas influenciadas por Marte são ácidas, amargas, acres e picantes e tornam-se venenosas por excesso de calor; são também espinhosas, provocam comichão ao tocá-las ou prejudicam a vista.

As plantas do Sol são aromáticas, de um sabor bastante acídulo; tornam-se admiráveis contravenenos; algumas delas permanecem sempre verdes; possuem a virtude da adivinhação e são aconselhadas contra os maus espíritos; movimentam-se em direção ao sol ou apresentam a figura dele em suas folhas, flores ou frutos.

As plantas influenciadas por Vênus são de sabor doce, agradáveis e untuosas; produzem flores, mas sem dar frutos, possuem sementes em abundância e são geralmente afrodisíacas; seu perfume é quase sempre suave. São empregadas nas práticas de magia sexual.

As plantas que estão sob a influência do planeta Mercúrio possuem um sabor misto; produzem flores e folhas, mas não frutos; as flores são pequenas e de cores variadas.

 As plantas que sofrem a influência da Lua são insípidas, vivem perto da água ou dentro da água; são frias, leitosas, narcóticas, anti-afrodisíacas; suas folhas costumam ser de grande tamanho. Empregam-se em despachos de bruxaria.

Combinações de Influências




Para ajuda do estudante leitor, vejamos alguns exemplos dos resultados que produzem as influências combinadas de vários planetas.

Por exemplo, Saturno com seu domínio forma uma planta de cor negra ou cinzenta — escura, de caule duro e sabor forte; uma planta grande, de flores sombrias; para dita forjação chama comumente a Marte e então a planta se torna rugosa, cheia de nós, de galhos inflados, de aspecto selvagem e atormentada.

Saturno e Vênus produzem grandes árvores, de grande resistência, porque a doçura venusiana proporciona a matéria que se desenvolverá no enxofre de Saturno.

 Se Júpiter se encontra perto de Vênus,a planta nasce forte e cheia de virtudes.

Se Mercúrio influir sobre uma planta entre Vênus e Júpiter,então é ainda mais perfeita; torna-se um belíssimo vegetal, de corpo médio, com flores brancas ou azuis.

 Se o Sol se aproxima dos dois citados anteriormente, a flor se torna amarela.

 Se Marte não se mostra contrário a isso, a planta é capaz de resistir a todas as más influências e torna-se própria para excelentes remédios, embora semelhante combinação costume ser muito rara.

 Se Marte e Saturno opõem-se, a Mercúrio, Vênus e Júpiter, resulta uma árvore venenosa de flores avermelhadas e amiúde (por causa de Vênus), de tato áspero e sabor detestável.

 Sim, apesar de Marte e Saturno se oporem, Júpiter e Vênus manifestam seu grande poder e Mercúrio mostra certa debilidade; a planta será quente e de virtudes curativas; seu caule será fino, a intervalos áspero e espinhoso; suas flores nascerão brancas.

 Se Vênus está próxima de Saturno e se a Lua não está em oposição a Marte e Júpiter, teremos então uma planta bonita, tenra e delicada, com flores brancas, inofensiva, porém de pouca utilidade.

“Todas as doenças têm seu princípio em alguma das três substâncias: Sal, Enxofre ou Mercúrio; quer dizer que podem ter sua origem no domínio da matéria, na esfera da alma, ou no reino do espírito. Se o corpo, a alma e a mente estão em perfeita harmonia, uns com os outros, não existe nenhuma discordância; mas se origina-se uma causa de discordância em um destes três planos, isto se comunica aos demais”.

 “Aquele que pode curar doenças é médico. Nem os imperadores, nem os papas, nem os colegas, nem as escolas superiores podem criar médicos. Podem outorgar privilégios e fazer com que uma pessoa, que não é médico, aparentemente o seja; podem conceder-lhe licença para matar, mas não podem dar-lhe o poder de curar; não podem fazer dessa pessoa um médico verdadeiro, se já não foi ordenada por Deus.”

Agave (Angustifolia Marginata): Deve ser colhido na hora de Saturno.

Abrótano (Abrotanum): Colhe-se sob o signo de Escorpião.

Absíntio (Artemisa Absinthyum): Planeta Marte. Signo zodiacal Capricórnio.

Acácia (Acacia): Planeta Mercúrio.

Açafrão (Crocus Sativus): Colhe-se quando o Sol está em Leão ou em Peixes ou quando a Lua está em Câncer.

Acanto (Acanthus Mollis): Planeta Marte.

Acônito (Aconitum Napellus): Planeta Saturno. Signo zodiacal Capricórnio.

Agno Casto (Agnus Castus): Planeta Saturno. Signo zodiacal Câncer.

Alcachofra (Cynara Scolymus): Planeta Marte. Signo zodiacal Escorpião.

Aloés (Aloé Socotrina): Planeta Sol.

Angélica (Archangelica Officinalis): Colhidas na hora de Saturno, as folhas são boas para curar a gota; a raiz, arrancada na hora do Sol ou de Marte, sob o signo de Leão, cura a gangrena e as mordidas venenosas.

Anis-Verde (Pimpinella Anisum): Suas propriedades curativas são mais eficazes se dita planta for colhida na hora de Mercúrio sob os signos de Gêmeos ou Virgem.

Arnica (Arnica Montana): Planeta Sol.

Aveia (Avena Sativa): Planeta Sol e Lua.

Hamamélis (Hamamelis Virginica): Planeta Mercúrio.

Beladona (Atropa Belladona): Suas folhas secas e trituradas e misturadas ao açafrão e cânfora constituem um perfume mágico para afugentar as larvas do astral. Planetas Saturno e Vênus. Signo zodiacal Escorpião.

Briônia (Bryonia Alba): Planeta Mercúrio.

Cana (Arundo Donax): Planeta Mercúrio.

Canela (Cinnamomum Zeylanicum): Emprega-se nos perfumes mágicos do Sol e em certos filtros de amor.

Cânhamo Hindu (Cannabis Indica): Planeta Saturno.

Celidônia (Chelidonium Majus): Planeta Sol. Signo zodiacal Sagitário.

Centáurea Menor (Erythraea Centaurium): Planeta Júpiter. Signo zodiacal Leão.

Cevada (Hordeum Vulgare): Planeta Sol.

Coca (Erythroxylum Coca): Planetas Saturno e Sol.

Coentro (Coriandrum Sativum): Com os frutos desta planta, reduzidos a pó e misturados com almíscar, açafrão e incenso, obtém-se um perfume de Vênus muito eficaz nas práticas de magia sexual. Os amuletos e talismãs amorosos devem ser defumados com este perfume (Agrippa).

Consólida (Symphytum Officinalis): Quente e seca. Vênus em Sagitário ou em Aquário. Planta consagrada pelos gregos a Juno, primeira das divindades femininas e rainha dos deuses. Seu nome grego é Hebe.

Corriola (Calystegia Sepium): Planetas Júpiter e Sol.

Couve (Brassica Oleracea): As sementes da couve são um excelente vermífugo. Signos zodiacais Câncer e Escorpião. A couve vermelha, chamada Lombarda, comida antes de um banquete, evita os mal-estares produzidos pelo vinho tomado em grande quantidade. Tem propriedades contra as flatulências, a bílis e a icterícia. Planetas Lua e Júpiter.

Cravinhos (Eugenia Caryophyllus): Planta quente e seca. Colhe-se quando o Sol está em Peixes ou quando a Lua está em Câncer.

Culantrilho (Adianthum Capillus): Planeta Saturno.

Dictamo Branco (Dictamnus albus): Planeta Marte. Signo zodiacal Câncer.

Erva Gateira (Nepeta Cataria): Planeta Mercúrio.

Erva Moura (Solanum Nigrum): Signo zodiacal Libra.

Escabiosa (Succina Pratensis): Signos zodiacais Touro e Libra. Planeta Mercúrio.

Espinheiro Cervical (Rhamnus Catharticus): Planta consagrada a Saturno. Signo zodiacal Libra.

Estramônio (Datura Stramonium): Planeta Saturno.

Faia (Fagus Sylvatica): Planetas Júpiter e Saturno.

Fava (Faba Vulgaris): As favas, colhidas em fins de outubro, estão sob os auspícios de Escorpião e Mercúrio. O fruto é de Saturno e da Lua.

Feto Macho (Polystichum Fílixmas): Planeta Saturno. Signo zodiacal Sagitário.

Figueira (Ficus Carica): O fruto branco pertence a Júpiter e Vênus. O fruto negro, a Saturno. Signo zodiacal Aquário.

Funcho (Foeniculum Vulgare): Signos zodiacais Peixes ou Aquário.

Genciana (Gentiana Lutea): Planeta Sol. Signo zodiacal Leão.

Girassol (Helianthus Annuus): Planeta Sol. Signo zodiacal Leão.

Heléboro Negro (Helleborus Niger): O Heléboro negro é uma das plantas mais usadas pelos bruxos. Sua raiz é colhida na hora de Saturno (Agrippa).

Hissopo (Hyssopus Officinalis): Planeta Sol. Signo zodiacal Leão.

Incenso (Commiphora Myrrha): No comércio é conhecido com o nome de incenso macho, aquele que emana diretamente da árvore. O que é extraído artificialmente leva o nome de incenso fêmea. O primeiro é o mais apreciado, chamado também olíbano. Planetas Sol e Júpiter. Signo zodiacal Leão.

Ipecacuanha (Cephaelis Ipecacuanha): Planetas Lua e Sol.

Íris (Iris x Germanica): Vênus em Libra.

Jacinto (Hyacinthus Orientalis): Planetas Sol e Vênus.

Junípero (Juniperus Communis): Planeta Vênus. Signo zodiacal Gêmeos.

Kousso (Brayera Anthelmintica): Secas e pulverizadas e lançadas sobre brasas vivas, suas flores desprendem emanações que ajudam eficazmente o desenvolvimento das forças psíquicas e facilitam o aperfeiçoamento mediúnico. Planeta Sol.

Lírio (Lilium): Deve ser colhida quando a Lua ou Vênus estejam sob os signos de Áries ou Libra. Com esta planta se fabrica um perfume mágico muito conveniente para queimar no recinto onde se realizam experiências teúrgicas ou se esperam manifestações astrais. Frio e seco. Planetas Júpiter e Vênus, Lua em Áries ou Touro.

Lótus (Nelumbo Nucifera): Planeta Sol. Signo zodiacal Leão.

Loureiro-Cerejeira (Prunus Laurocerasus): O louro cereja é um dos vegetais que mais se empregam nos trabalhos de feitiçaria. Planetas Saturno e Lua.

Loureiro-Comum (Laurus Nobilis): Sol em Leão ou Lua em Peixes.

Lúpulo (Humulus Lupulus): Planetas Saturno e Lua.

Macela (Anthemis Nobilis): Planeta Sol. Signo zodiacal Libra.

Macieira (Pyrus Malus): Árvore consagrada a Ceres. O talo é de Escorpião. As folhas são de Gêmeos e Virgem. O fruto é de Vênus.

Mandrágora (Mandragora Officinalis): Planeta Saturno. Signo zodiacal Capricórnio.

Marroio-Branco (Marrubium Vulgare): Colhe-se sob o signo zodiacal de Virgem.

Melissa (Melissa Officinalis): Planetas Sol e Júpiter.

Mercurialis (Mercurialis Annua): Planeta Lua. Signo zodiacal Virgem.

Mil-Folhas (Achillea Millefolium): Planetas Sol e Lua. Signo zodiacal Câncer.

Mirra (Chenopodium Mirrah): Planeta Vênus.

Morangueiro (Fragaria Vesca): Planeta Júpiter. Signo zodiacal Peixes.

Murta (Myrtus Communis): Planeta Vênus. Signo zodiacal Touro.

Nabo (Brassica Napus): Planeta Lua. Signo zodiacal Capricórnio.

Narciso (Narcissus Poeticus): Planeta Vênus. Signos zodiacais Touro e Leão.

Nogueira (Juglans Regia): Planeta Lua. Signo zodiacal Sagitário.

Oliveira (Olea Europea): Planeta Júpiter. Signo zodiacal Peixes.

Tansagem (Plantago Major): Colhe-se quando o Sol e a Lua estão em Câncer ou então quando o Sol está em Peixes e a Lua em Câncer.

Urupê (Polyporus Officinalis): Planeta Lua.

Comentários

Postagens mais visitadas