A Ciência Homeopática


A Homeopatia não é simplesmente a administração de eras (fitoterapia) ou um simples tratamento com remédios naturais que se confunda com a "medicina caseira".

A Homeopatia é rigorosamente uma ciência, uma revolução na medicina convencional, iniciada há dois séculos pelo Dr. Samuel Hahnemann.  Médico voltado principalmente para a pesquisa dos efeitos nocivos das drogas, o Dr Hahnemann chegou a abandonar temporariamente a medicina, tão revoltado se tornava seu espirito com a constatação que seus estudos demonstravam:

A mesma droga que aparentemente curava o doente da moléstia, gerava mais tarde uma reação tão violenta (efeito colateral) que Às vezes lo levava à morte.. Ou no mínimo, na maioria dos casos provocava nova doença.

À medida que suas pesquisa avançavam, mais inconformado ficava o Dr Hahnemann. Ele não aceitava de maneira alguma o fato de receitar um remédio para um doente, sabendo que no íntimo que poderia provocar alguma coisa ainda mais séria para a saúde do paciente. 

Afastado do seu consultório, recusando-se a receitar remédios para sua antiga clientela, o Dr Hahnemann passou anos e anos em extrema dificuldade financeira, dediando-se profundamente ao estudo isolado de um novo metodo de cura. Sem apoio da classe médica européia, até mesmo combatido por seus colegas conservadores, ele fazia da adversidade o aliento do seu espirito revolucionario.
Cercado de sua familia e de alguns pousocs amigos o Dr Hahnemann era incansavel na busca solitaria de u novo sistema de curar. Experimentava sobre si mesmo os mais diversos derivados da natueza, extraidos do reino mineral e vegetal.
E então, quando ninuem mais acreditava em seus estudos obstinadas, faz-se a luz: partindo do principio de que as substancias naturais trazem dentro de si uma energia adormecida, Dr Hahnemann, despertou essa energia atraves de sucessivas diluições das substancias. E à medida quea massa dos derivados naturais se diluia, mais energia eles pareciam desprender. Nao era a quantidade  da substância que importava. Ao contrário, quanto menor a quantidade presente na diluição, maior o potencial de energia curtiva despreendido.

Mas como essa energia poderia curar uma doença?

O gênio cientifico de Samuel Dr Hahnemann Já tinha a resposta há algum tempo. 
Nas experiencias feitas em seu proprio organismo, o mpedico observara que os efeitos causados por uma substncia concentrada num organismo sadio eram extremamente semelhantes ao sintoma que a substancia seria capaz de curar num organismo doente. Um exemplo bem simples: Se uma pessoa que nuca fumou tenta fazê-lo pela primeira vez, provavelmente sentirá tonturas, engôo e uma tosse característica, que pode levar ao vômito. É o fumo concentrado agindo num organismo até então 100% sadio. Ao contrário, se um paciente apresenta um quadro clínico de sintomas semelhantes, ( composto de tonturas, enjoos e vômitos), pode-se cura-lo prescrevendo-lhe uma diluição extraída do Tabacum. O Tabacum, macerado e diluído até desprender sua energia curativa, passa s ter uma ação homeopática.
Esta relação, entre um sem numero de substancias naturais comprova clinicamente por Dr Hahnemann em centenas de sintomas os mais diversos foi chamado pelo medico de Lei dos Semelhantes, e descrita cientificamente no seu livro Organon (1810), que revolucionou a medicina europeia da época. 
Dr Hahnemann voltou então a pratica da medicina com todo o entusiasmo, desenvolvendo e aplicando exclusivamente a ciência homeopática em seus picentes.



Comentários

Postagens mais visitadas